Ação

Campanha Dezembro Verde reforça combate ao abandono de animais

Atividade busca conscientizar a população e combater o abandono, que é considerado crime no Brasil

Foto: Jô Folha - DP - Evento na Baronesa teve exposição de animais

Por Helena Schuster
[email protected]
(estagiária sob supervisão de Vinicius Peraça)

Realizado nesta segunda (19), o lançamento da campanha Dezembro Verde, em Pelotas, reforçou a conscientização sobre o cuidado com os bichos e a luta contra o abandono de animais no Município. Realizado no Parque da Baronesa, o evento contou com exposição de animais, materiais informativos e apresentação musical.

Promovido pelo Comitê Municipal de Proteção Animal (Comupa) em parceria com a Prefeitura, o evento lançou, na cidade, a campanha nacional contra o abandono de animais. "Reunimos os núcleos da Prefeitura que trabalham com esse tipo de situação para chamar atenção para o problema do abandono e, agora, vamos continuar fazendo essa campanha nas redes sociais", comenta o presidente do Comupa, Henrique Fetter.

A realização da campanha contra o abandono no mês de dezembro não é à toa. Segundo estatísticas, este é o período do ano em que a ocorrência desses casos aumenta por conta da chegada das férias, festas de fim de ano e viagens. No Hospital de Clínicas Veterinária da UFPel, que tem, hoje, 15 animais internados, o aumento é confirmado pelo diretor Martielo Gehrcke. "A gente nota que nessa época de verão, um grande número de animais, tanto abandonados perto das estradas, que acabam atropelados, ou abandonados na cidade, chegam até nós", avalia.

Para a veterinária e responsável técnica do Canil Municipal, Cristiane Budziareck, que também esteve no evento com cães para adoção, a conscientização é fundamental quando o assunto é abandono. "É muito importante ressaltar que adotar um animal é adotar uma vida. É muito fácil pegar no calor do momento e depois se desfazer, mas a responsabilidade com um animal é a mesma que se tem com um ente querido", observa.

Conscientização através do contato com animais
Durante as atividades, a presença dos bichos também despertou a curiosidade dos visitantes. No estande vinculado a Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA), animais silvestres, como uma jiboia e um lagarto, chamaram a atenção. "Trouxe esses animais, microchipados e legalizados, para que o pessoal entenda que, se quiser comprar um animal desses, precisa ser num local autorizado pelo Ibama", observou o biólogo responsável pela educação ambiental da SQA, William Azário. O professor, que realizou uma palestra sobre o tráfico de animais, reforçou a gravidade dos números e a importância do combate a esse crime. "A cada dez animais de tráfico, apenas um sobrevive. São milhões de animais arrancados da natureza para serem vendidos, então a conscientização é fundamental", lamenta.

Já no espaço da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), a Hospedaria Municipal levou animais aptos para adoção para falar sobre o cuidado e recuperação dos bichos. "A ideia foi mostrar que tem como recuperá-los e botá-los para adoção novamente. Trouxemos um cavalo recolhido da via pública e uma égua recolhida de situação de maus tratos, que já está há mais de um ano na hospedaria", comenta a veterinária e responsável técnica pela Hospedaria, Karina D'Ávila. Atualmente, 13 animais estão disponíveis para adoção. Em 2022, 230 foram recolhidos pela SDR.

Abandono é crime
O inspetor de polícia representante da Delegacia Amiga dos Animais, Leonardo Martins, reforçou que abandono e maus tratos são crimes previstos por lei. "Crimes contra cães e gatos preveem de dois a cinco anos de reclusão e outros animais, geralmente, são termos circunstanciados, em que o tempo de prisão é menor", explica.

Martins também destaca a importância de agir com seriedade frente a estes casos. "É muito importante que a sociedade participe, não só denunciando, mas também chamando para si a responsabilidade de cuidar dos animais". As denúncias podem ser feitas através do registro de ocorrência da Delegacia Online (delegaciaonline.rs.gov.br) ou através do telefone (53) 98427-6956.​

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

UFPel apresenta balanço sobre os mil dias de Covid-19 em Pelotas Anterior

UFPel apresenta balanço sobre os mil dias de Covid-19 em Pelotas

Compra de maquinário para confeccionar absorventes é analisada Próximo

Compra de maquinário para confeccionar absorventes é analisada

Deixe seu comentário